Como começar com programação em 2023 de graça e online
Já faz um bom tempo que venho mentorando pessoas que querem ingressar ou melhorar na área de desenvolvimento de software. E com o tempo comecei a identificar alguns erros e dificuldades comuns que atrapalhavam a vida da pessoa desenvolvedora que está iniciando.
Este guia vai te mostrar os primeiros passos que você deve tomar para aprender a programar para web em 2023. Você precisa começar a entender a mecânica da linguagem (sintaxe) e depois avançar com lógica na prática, através de projetos e cursos.
Conteúdos do artigo
Entre no nosso grupo de apoio no Telegram
A comunidade Codamos está crescendo e está pronta pra te ajudar em todas as fases da sua jornada com desenvolvimento de software!
Nós temos um canal no telegram onde compartilhamos conhecimento, trocamos dúvidas e respostas e indicamos vídeos e cursos.
Estudar com o apoio de outras pessoas ajuda muito a manter a motivação lá no alto. Principalmente no começo, quando não sabemos nem sequer como fazer a pergunta certa.
Entra no grupo, é de graça e você só tende a crescer!
Comece pelo HTML
A linguagem HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto, que serve para criar páginas da internet que você vê através de navegadores como Google Chrome ou Mozilla Firefox. Apesar de não ser considerada uma linguagem de programação, é uma das bases da internet.
Quem quer trabalhar com web precisa saber ao menos o mínimo sobre HTML.
Eu gosto de recomendar iniciantes a aprender HTML porque é uma linguagem relativamente simples mas bastante poderosa. Você vê os resultados de seus estudos imediatamente!
Toda linguagem de programação tem uma série de regrinhas de escrita, chamada sintaxe. Aprender HTML é uma forma incrível de se acostumar com a ideia de sintaxe porque você consegue entender melhor como o computador analisa a sintaxe com uma linguagem simples e com regras bem definidas.
Dica de ouro – curso gratuito! 🤩
O site freeCodeCamp oferece um curso MARAVILHOSO de HTML que é 100% gratuito e tem tradução para o Português. Eu recomendo começar por lá: é um curso que te ensina HTML na prática e te mostra cada detalhezinho da linguagem. Clica aqui pra acessar o curso.
Começar com HTML vai te ajudar a:
Entender como funciona a sintaxe de uma linguagem;
- Se motivar com resultados imediatos;
- Escrever suas próprias páginas web
Passeie pelo CSS
Com o HTML você é capaz de fazer muita coisa, mas a internet já mudou muito desde que o HTML apareceu e hoje em dia nós temos requisitos de aparência visual de uma página web muito elevados!
Com CSS você consegue alterar a aparência da sua página HTML de forma a mudar as fontes, cores, posição de elementos, deixar algumas coisas fixas no layout e por aí vai.
Eu acho interessante aprender pelo menos o básico de CSS pra entender como a tecnologia funciona, além de te forçar a aprender mais sobre como funciona o seu navegador web.
Dica de ouro – curso gratuito! 🤩
O mesmo curso de HTML citado acima tem um módulo inteirinho só de CSS. No mesmo estilo: cada parte do curso é um teste prático que você precisa resolver para ir ao próximo. Clica aqui pra acessar o curso.
Alguns sites interessantes para ver mais sobre CSS são o Tableless (em português) e CSS Tricks (em inglês).
Aprender CSS mesmo que superficialmente vai te ajudar a:
Entender regras de sintaxe de outra linguagem;
- Obter resultados visuais;
- Fazer projetos web completos e funcionais;
- Acompanhar vídeo tutoriais e mini cursos que desenvolvem projetos e clones
Ao conseguir trabalhar, mesmo que só com o básico, de HTML e CSS você já consegue fazer alguns projetos para praticar e montar seu portfolio. Existe centenas de milhares de vídeos na internet de pessoas que fazem projetos passo a passo com HTML e CSS que você pode acompanhar para praticar.
Primeira linguagem de programação: JavaScript
A primeira linguagem de programação que eu recomendo pra quem começa agora em 2023 é o JavaScript.
Isso porque no começo você não sabe bem o que quer fazer: back end, front end, DevOps… e o JavaScript vai te acompanhar em quase todas as áreas.
Eu particularmente não gosto de JavaScript, prefiro ensinar com PHP que é muito mais simples e fácil de aprender na minha opinião. Mas em termos de utilidade o JavaScript vai te acompanhar por mais tempo.
Quando aprender JavaScript eu recomendo separar seu estudo em duas partes: sintaxe (como escrever código) e lógica (como fazer um código útil).
Dica de ouro – curso gratuito! 🤩
Ainda fazendo propaganda gratuita do freecodecamp, a plataforma tem um curso gratuito focado em JavaScript. Clica aqui pra acessar o curso.
Estudar lógica é um pouco mais complicado: você precisa praticar bastante. Então é melhor praticar de um jeito que você goste pra não perder a motivação!
Você pode fazer exercícios de programação em JavaScript em sites como o HackerRank. Mas eu recomendo imensamente fazer projetos acompanhando vídeos. No YouTube você encontra diferentes guias de como escrever jogos, clones de sites conhecidos como Twitter ou Netflix.
Um exemplo incrível desses projetinhos em vídeo é a Pokédex do Manual do Dev, se liga:
Familiarize-se com a linha de comando
Trabalhar com linha de comando não é obrigatório, mas vai te ajudar MUITO a entender como o computador funciona. A minha intenção em te falar pra aprender a usar a linha de comando não está nem relacionada com aprender algo novo, mas sim de fazer imersão!
Se você usa o Windows, pode começar com o Windows Power Shell. Esta é a ferramenta padrão do Windows e te dá uma flexibilidade incrível na hora de trabalhar. Aqui tem um vídeo de como abrir o terminal e com alguns comandos básicos pra você começar no Windows.
Pra quem usa Linux ou MacOS, o próprio sistema te oferece um terminal que te dá acesso a fazer tudo o que quiser e mais um pouco! E o legal destes desses dois sistemas é que normalmente o mesmo comando funciona tanto no Linux quanto no MacOS.
Aqui um vídeo de como abrir o terminal no Linux (Ubuntu) e alguns comandos básicos.
Aprenda o básico sobre git e github
GIT é uma ferramenta incrível pra armazenar e controlar seus arquivos. E o GitHub te permite fazer isso de graça online, sem limites. Pra além disso você consegue usar o GitHub como uma plataforma pra exibir seu portfólio e também pra contribuir com outros projetos!
Aprender GIT vai te dar uma ajuda muito boa em procurar e navegar projetos escritos por outras pessoas.
Mas não precisa fazer um mega curso e ficar especialista no assunto. O básico já é suficiente pros seus primeiros anos na carreira.
Aqui no blog a gente tem um artigo muito legal e detalhado pra te ajudar a começar com GIT. Dá uma lida no artigo e aproveita pra ver o vídeo de apoio que tem lá. Vai te ensinar tudo o que você precisa de começo.
Faça uma aplicação clone
Nessa altura do campeonato você já aprendeu HTML, CSS, JS e GIT. Está mais do que na hora de fazer alguns projetos que possam te servir de portfólio pra subir no Github!
Aplicações clone são uma forma incrível de montar seu portfólio, porque você não precisa se preocupar com conceitos, design, requisitos… você só precisa copiar o que já existe!
Alguns cursos e vídeos online te mostram como fazer clones do Twitter, do Netflix, do site de alguma marca…
Eu encontrei, por exemplo, este vídeo incrível da Lari que mostra como ela montou um clone da tela de login do Netflix. Dá uma olhadinha:
A parte bacana de fazer um curso de criar aplicação clone é que, se em algum momento você travar, ainda pode copiar diretamente do vídeo e continuar aprendendo outras coisas.
Revise sua aplicação clone
Eu já escrevi aqui sobre erros comuns que iniciantes cometem, que dificultam o aprendizado e até atrasam quem tá começando agora. E uma das técnicas pra evitar estes erros é a refatoração.
O simples exercício de você revisar e melhorar um código que você já escreveu vai te ajudar a entender melhor o que seu código faz e o que você ainda precisa estudar melhor.
Muitas vezes quem é iniciante e escreve uma aplicação clone com apoio de vídeo aulas não consegue entender 100% do código que escreveu. Por isso o exercício de revisão e melhoramento do código é essencial.
Dê uma pausa e reflita sobre onde você está
Se você tiver concluído cada um dos passos que eu mencionei aqui, provavelmente estará bem mais confortável com o tópico programação e já tem dúvidas o suficiente pra saber o que perguntar e por onde ir.
Um ponto importante é não se afobar e tentar dar passos maiores que a perna, pra evitar perda de tempo, de energia e até mesmo se frustrar no processo.
O Leonardo Leitão da Cod3r Cursos fez um vídeo sensacional que explica as diferentes fases na vida de uma pessoa que resolve aprender a fazer desenvolvimento de software e como se portar em cada fase. Vídeo recomendadíssimo!
Conclusão
A partir daqui você já sabe tudo o que precisa para estudar programação sem muito sofrimento: toda a mecânica de lidar com sintaxe de linguagem, alterar código, analisar resultados e melhorar o que fez deverá estar mais ou menos clara.
Se você concluiu cada passo, já deve ter proficiência o suficiente pra estudar algoritmos e aprender outros conceitos como o de utilizar bancos de dados ou criar APIs.
Desenvolvimento de software é uma profissão na qual você nunca para de estudar. Continue buscando artigos na internet, escute podcasts, leia livros, participe de conferências… enfim! Você já tem tudo o que precisa pra estudar programação.
Boa sorte em sua jornada!
Comentários