Última atualização:
Como fazer um commit sem arquivos?

Como fazer um commit vazio no Git, Github ou Gitlab

Nawarian
Nawarian git

Sempre que você tenta fazer um git commit sem ter nenhum arquivo alterado, sua tentativa de commit vai ser rejeitada. Neste artigo você aprende como fazer!

Para fazer um commit sem nenhum arquivo no git e subir este commit para o Github ou Gitlab, basta usar o seguinte comando:

$ git commit --allow-empty -m '<SUA MENSAGEM DE COMMIT AQUI>'

A figura abaixo ilustra o comando e seu resultado:

Criando um commit vazio com git commit --allow-empty
Criando um commit vazio com git commit --allow-empty
Listagem de commits (git log) mostrando o novo commit vazio.
Listagem de commits (git log) mostrando o novo commit vazio.

Note que no comando acima utilizamos a flag --allow-empty da ferramenta Git. Esta flag é justamente o que nos permite criar um commit mesmo sem ter alterado nenhum arquivo.

A partir deste momento você pode subir seu commit normalmente, como ensinado no nosso tutorial de como subir arquivos no Gtihub:

$ git push origin <NOME_DO_SEU_BRANCH>

Para que criar commits vazios?

Alguns times desenvolvimento usam ferramentas de automação como o Gitlab CI/CD, Github Actions ou Circle CI. Estas ferramentas nos permitem realizar algumas tarefas quando uma alteração no nosso repositório acontece.

Por exemplo, podemos rodar testes unitários e de integração sempre que um Pull Request for aberto, ou sempre que um novo commit chegar ao branch principal. Algumas empresas e equipes até mesmo lançam o código para produção sempre que um novo commit chega ao branch principal, utilizando tecnicas como Continuous Delivery ou Entrega Contínua.

As vezes para testar estes mecanismos de automação, ou até mesmo para fazer com que rode novamente o mecanismo, é prático enviar um commit vazio.

Comentários