6 regras de etiqueta para profissionais de tecnologia
Neste artigo eu trago algumas dicas de como se comportar no ambiente profissional que são particularmente valiosas para uma profissional de tecnologia e que se aplicam principalmente às profissões de desenvolvedora de software, analista de testes, analista de dados, cientista de dados, devops e suporte técnico. Estas dicas são particularmente úteis para quem está no começo da carreira e ainda precisa se adaptar ao mundo do trabalho na tecnologia.
Aqui você vai encontrar dicas sobre como colaborar com o restante do time de maneira a otimizar o trabalho de todo mundo, reduzir o estresse e aumentar a satisfação no dia a dia de trabalho.
A palavra chave aqui é autonomia! Todas essas dicas se baseiam na ideia de que você precisa buscar se tornar uma profissional com autonomia o suficiente para atingir seus objetivos. E da mesma forma, você se esforça para que suas colegas possam atingir a mesma autonomia.
Neste artigo: regras de etiqueta para profissionais de tecnologia
1. Revise o seu próprio Pull Request antes de solicitar revisão
Isto se aplica a qualquer tipo de trabalho que você fizer em colaboração com outras pessoas: código, documentação, apresentações… É importante que você faça sempre a primeira revisão do seu trabalho antes de pedir a opinião das outras pessoas.
Revisar seu próprio trabalho vai garantir que você tire os erros mais óbvios do caminho como erros de escrita, de ortografia, erros lógicos ou até mesmo te faça refletir em como você pode ajudar a próxima pessoa a revisar seu trabalho de forma rápida.
2. Descreva seu Pull Request com carinho
Sempre que você criar um Pull Request é importante pensar que quem lê aquele código não tem o mesmo contexto que você teve quando o escreveu. É bem capaz que se você deixar o Pull Request de lado e voltar em 2 dias nem você mesma vá lembrar das alterações que fez.
Então é importantíssimo sempre deixar muito claro na descrição do seu Pull Request o que está sendo modificado, como e o objetivo desta alteração.
Em ferramentas como Github e Gitlab é possível colocar vídeos e imagens na descrição de um Pull Request. Você se destaca de forma positiva se adota o costume de descrever o que está sendo feito e colocar um vídeo descrevendo suas alterações ou mostrando o resultado final. Desta forma você reduz o número de perguntas que sua revisora precisa fazer para entender o seu contexto e começar a fazer uma revisão útil.
3. Atualize a documentação sempre que fizer uma alteração
É natural que uma documentação que não é gerada automaticamente acabe ficando atrasada em relação à implementação do código. Em algumas empresas as pessoas que escrevem o software não são as mesmas que fazem a documentação, isto acaba virando responsabilidade de outra pessoa.
Em todos os casos é importante que a documentação sempre reflita a realidade. Então, se você criou ou alterou um método, classe ou uma API e isto é importante de ser documentado, faça um esforço para atualizar a documentação: faça você mesma a atualização ou procure quem possa iniciar este procedimento e avise sobre as suas alterações.
4. Adote uma comunicação clara e direta
Para quem está começando na área de tecnologia isso pode ser um desafio, mas a comunicação clara e direta é chave para levar qualquer equipe ao sucesso!
Em muitos casos a sua colega não precisa de todos os detalhes que você carrega consigo: só a mensagem ou pedido que você tem pra fazer já é suficiente. Em alguns casos estas informações adicionais podem ser importantes: deixe que a sua colega pergunte por estas informações. Veja aqui um exemplo:
Pedro: Andressa, posso te pedir uma coisa?
Andressa: Hmmm? O que foi?
Pedro: É que eu estava conversando com a nossa diretora ontem, e a Valéria estava me contando sobre aquela falha que aconteceu semana passada. Sabe?
Andressa: Qual falha?
Pedro: Quando o site caiu e a gente ficou sem visibilidade nenhuma. Sabe?
Andressa: Não tô sabendo. Eu tava de férias. Mas o que tem?
Pedro: Deixa. Isso nem é importante. A questão é que ela disse que gostaria de fazer um dashboard pra visualizar se o site está de pé ou não.
Andressa: Tá…
Pedro: …
Andressa: E como eu posso te ajudar Pedro?
Pedro: É que eu já criei o dashboard e preciso dar acesso pra Valéria.
…
Soa familiar o diálogo? Pois é, muitas das nossas conversas são assim desde a infância até o começo da carreira profissional. Mas ele poderia ter sido bem mais curto e direto, veja:
Pedro: Andressa, me ajuda a dar acesso à um dashboard pra Valéria?
Andressa: Claro! Te chamo em 30 minutos pra gente fazer. Me manda o link pro dashboard que eu já deixo preparado.
Para quem está acostumada a falar desta forma, pode ser difícil fazer a mudança. Mas todos nós aprendemos com o tempo e prática. Em alguns momentos você pode parecer seca, em outros talvez até rude. Mas com o tempo esta habilidade vai ficar mais forte e você vai ter interações muito mais úteis e leves com suas colegas de trabalho.
5. Respeite o tempo do outro ao pedir ajuda
Não importa muito se o ambiente de trabalho é remoto, presencial ou híbrido. Interrupções são muito ruins para o ambiente de trabalho. Cada interrupção pode custar de 10 a 30 minutos de pura inatividade em uma profissional que precisa de foco e criatividade para produzir. Quatro interrupções em muitos casos podem significar um dia de trabalho perdido.
Portanto é importante notar que sua colega tem outras tarefas a fazer e que o seu pedido, apesar de importante pra você, tem outra prioridade para a sua colega. É importante ser paciente e procurar oferecer o máximo de informação e autonomia que puder para sua colega te ajudar de forma rápida e certeira. E ao mesmo tempo é importante entender que o seu pedido pode ficar de 5 minutos até algumas horas sem resposta.
Ao mesmo tempo, não fique parada! Enquanto espera você pode continuar tentando resolver seu problema ou resolver tarefas menores até receber um retorno.
6. Comunique dificuldades e atrasos o quanto antes
Nada mais triste do que entrar numa reunião em que todas criaram uma expectativa enorme no resultado do seu trabalho para só então descobrir que você precisa de mais alguns dias para entregar.
Na maioria dos casos o atraso não é exatamente o problema mas sim a expectativa! Portanto sempre que tiver alguma dificuldade ou perceber que o prazo está escapando, comunique o quanto antes. Isto ajuda a alinhar expectativas e ao restante do time a se adaptar à situação. Talvez eles venham dividir a tarefa contigo, talvez dêem prioridade a outras tarefas.
O que não dá é pra chegar no dia da entrega e falar de surpresa pra todo mundo que não vai conseguir.
Conclusão
Todas as dicas que eu coloquei neste artigo se referem ao seu dia a dia e como você pode colaborar melhor com suas colegas de trabalho. A palavra chave é autonomia: busque ser independente quando possível e ofereça todas as ferramentas possíveis para que suas colegas também possam ser independentes.
São dicas valiosíssimas para quem está no começo da carreira ou ainda não se acostumou a pensar de forma sistêmica.
Uma equipe mais autônoma consegue entregar com menos esforço, estresse e conflitos. Quando a comunicação é clara e oferece todo o contexto necessário, mas nada além do necessário, todo mundo sai ganhando.
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