Last Updated:

3 dicas essenciais para identificar vagas arrombadas

Fala galera, tudo bom? Pokemaobr aqui e vamos falar hoje sobre uma tema que eu particularmente acho muito importante você tentar entender antes de sair mandando currículo para alguns lugares por aí. As "benditas" vagas arrombadas.

Acho que todo mundo já passou por um momento de ler a descrição de uma ou mais vagas e não entender nada do que está acontecendo ali, muitos requisitos, 10 linguagens, 20 frameworks, 10 anos de experiência em um framework que só tem 3 anos e, entre outras coisas totalmente sem sentido. Embora às vezes fique na cara que a vaga em questão se trata de algo que devemos evitar, outras muitas, poderíamos ter evitado de se aplicar e perdido nosso tempo à toa.

Muito se fala sobre o excesso de demanda para devs, e isso se mostra real com a quantidade de vagas abertas. Porém, quantas dessas vagas realmente fazem sentido para você que busca uma boa alocação no mercado de trabalho de TI? Vamos pontuar algumas características que fazem uma vaga ser arrombada ou não.

Excesso de tecnologias como requisitos técnicos

Esse é o primeiro ponto para você descartar completamente a aplicação em uma vaga. Vagas com tecnologias obsoletas, ou que não se conversam entre si. Mistura de 3 frameworks front-end com, 5 linguagens back-end e ferramentas devops numa vaga de nível júnior.

Uma característica desse tipo de vaga é as linguagens citadas nem conversarem entre si. Onde por exemplo para uma vaga para web exigem C, JavaScript, Delphi.

Geralmente quando você verificar que uma vaga tem esse tanto de requisitos técnicos, provavelmente foi escrita pelo pessoal do RH e em geral alguma parte da entrevista vai ser com esse pessoal. Então, é bom evitar esse tipo de vaga para não se arrepender depois.

Anúncio de vaga com dezenas de linguagens de programação, e formações superiores aleatórias. Destaque para o requisito "Engenharia civil".
Anúncio de vaga com dezenas de linguagens de programação, e formações superiores aleatórias. Destaque para o requisito "Engenharia civil".

Excesso de requisitos para vaga de nível junior

Numa vaga dev de nível junior é esperado poucos requisitos técnicos. Geralmente uma ou duas linguagens, alguns conceitos básicos, talvez um framework. Existem vagas pra júnior que exigem  4 anos de experiência, outras pedem muitas linguagens, ou muitos frameworks. Esse tipo de vaga não é boa e geralmente você não vai atuar como junior e sim como pleno e receber como junior.

Uma boa vaga para junior vai focar um pouco mais nos requisitos não-técnicos (softskills) e abraçará a pessoa para que ela possa aprender mais dentro da empresa. Então não exigirá requisitos técnicos avançados.

Devs junior estão começando a desenvolver, então não deveria ser cobrado coisas que a princípio dependem da regra de negócio da empresa, como: propor melhorias e evoluir coisas. Estão em tempo de aprender então o ideal.

Anúncio de vaga que pede melhoria de produtos e processos, agilidade e 6 linguagens de programação diferentes.
Anúncio de vaga que pede melhoria de produtos e processos, agilidade e 6 linguagens de programação diferentes.
Anúncio de vaga que pede avaliação de riscos e tomada de decisão e diversas tecnologias.
Anúncio de vaga que pede avaliação de riscos e tomada de decisão e diversas tecnologias.

Testes não condizentes

É normal algumas empresas cobrarem das pessoas que aplicam um teste básico para "medir" a qualidade técnica da pessoa. Porém, em alguns casos esses testes fogem um pouco do padrão e exigem que a pessoa basicamente desenvolva uma funcionalidade que é parte de um produto. O que exige muito tempo de esforço e às vezes acaba sendo um trabalho de graça que você faz para essas empresas.

Tudo bem ter alguns testes como a resolução de algum exercício de lógica, ou algumas perguntas sobre as tecnologias que são necessárias para os requisitos da vaga, ou até o consumo de uma API simples ou o desenvolvimento de uma. Mas quando começam a pedir para você desenvolver funcionalidades muito complexas, ou partes de um produto isso foge bastante do que é esperado para uma vaga. Tornando assim essa vaga, uma vaga arrombada.

Descrição de um teste que pede CRUD de clientes, produtos, pedidos de compra, filtros e busca.
Descrição de um teste que pede CRUD de clientes, produtos, pedidos de compra, filtros e busca.

Excesso de "mimos"

Sabemos que é importante e parte do bem estar da pessoa desenvolvedora algumas regalias na descrição de uma vaga, coisas como: vale refeição, vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, gympass (embora quase nenhuma pessoa dev utilize :)), vale cultura, etc., são complementos muito legais ao salário e ajudam bastante na melhoria da qualidade de vida.

Porém, em algumas vagas vemos excessos de "mimos" como: escorregador, vídeogame, sinuca, ping pong, piscina de bolinha, etc. e às vezes você nunca vai conseguir usufruir dessas coisas.

É legal ter um ambiente de trabalho mais "divertido"? Com certeza. Mas temos que ponderar até que ponto esses "mimos" realmente vão ser importantes para nós e melhorar a nossa qualidade de vida. Excesso de mimos geralmente significa um salário abaixo do mercado e/ou jornadas de trabalho mais longas.

Bem, acho que deu para perceber um pouco como fugir das famigeradas vagas arrombadas. Mas então, como identificar boas vagas?

Identificando boas vagas

Ainda sobre a questão dos requisitos técnicos. Uma boa vaga sempre vai trazer a escolha de uma linguagem como, por exemplo: java ou C# ou PHP ou Python; a escolha de um framework, como react, angular ou vue; ao invés de cobrar os 3 frameworks ou as 4 linguagens.

Boas vagas tem descrições mais diretas nos requisitos e pouca enrolação na listagem dos benefícios. São sucintas e de fácil entendimento. Pedem coisas que realmente a empresa utiliza e você usará no dia a dia de trabalho.

Uma última dica: fuja de vagas que utilizam muito de palavras-chave como resiliência, espírito de dono, foco em resultado, visão do futuro, excelência, etc. Essas palavras são conhecidas como red flags. A empresa que precisa de alguém "resiliente", "focado", "com sede", etc. geralmente vai comer a saúde mental da pessoa e oferecer um salário bem abaixo do que a pessoa executa.

Mas pokemão e como eu consigo mudar o jogo e ao invés de procurar vagas, pessoas recrutadoras me encontrarem?

Para que as pessoas recrutadoras encontrem você, a primeira coisa é ser uma pessoa de fácil procura. Seja estando mais ativa na comunidade dev, tendo um bom portfólio de projetos no github, e ter bons perfis em redes sociais, principalmente no linkedIn.

Falando nisso, temos um artigo sensacional escrito pelo Nawarian com 12 passos para ter um perfil extremamente atraente no linkedIn!

Caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato comigo no [email protected] ou na minha live: https://twitch.tv/pokemaobr ou no twitter: https://twitter.com/pokemaobr!

Obrigado de coração e até a próxima.

Comments